Bem Vindos, esse blog fala sobre a História do Brasil, A vinda da Familia Portuguesa, O Reinado de Napoleão, o Bloqueio Continental e entre outros.
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Revolução Pernambucana
O governo de D. João fez muitas melhorias na cidade do Rio de Janeiro e ofereceu emprego e diversão aos nobre que com ele virem para o Brasil, mais isso tudo a um custo muito alto: os habitantes das terras brasileira tiveram de pagar cada vez mais impostos para cobrir os fabulosos gastos de D. João com as festas, oque gerou insatisfação generalizada no país. Em Pernambuco além de reclamar dos impostos, a população criticava o controle dos portugueses sobre o comércio varejista e a preferência dada a militares portugueses em caso de promoção. Em março de 1917, um grupo de rebeldes tomouo poder, proclamou uma república e formou um governo provisório que dizia representa todas as classes sociais. Esse governo era liderado pelo comerciante Domingos José Martins, o carmelita ( carmelita eram religiosos ) Miguel Joaquim de Castro e o capitão Domingos Teotônio Jorge, entre outros. Seus membros defendiam a leberdade de religiãoe de imprensa e o fim do domínio português, mais não a da escravidão. Eles conseguiram o apoio da Paraiba e do Rio Grande do Norte e tentaram, obter o apoio da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos, mais não conseguiram.
D. João logo soube da revolta, o governo dele enviou soldados e navios de guerra, que sufocaram o movimento. Alguns líderes, como Domingos José Martins e o carmelita Miguel Joaquim de Castro, foram presos e enforcados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário